Recado pra toda vida :

Recado pra toda vida :

Doutrina Espírita - Kardecismo e Umbanda

                     

Sincretismo Religioso :

                A mistura das religiões. Se estudarmos as religiões, veremos que todas elas tem o mesmo objetivo, embora trace caminhos totalmente diversos, de acordo com os costumes de cada povo. A comunicação entre os povos foi trazendo novos conhecimentos e misturando as culturas, fazendo com que se guardassem algumas idéias e preceitos  e que fossem utilizadas para o bem estar dos povos. Daí surgiam as religiões, cada uma sendo adaptada de acordo com seus costumes. No Brasil, país formado pela mistura de povos, o sincretismo é bem visível.

Umbanda :

                  É um dos maiores exemplos de sincretismo, pois já havia sofrido na África influência Judaica, Egípcia, Islâmica e dos Mouros. Aqui, assimilaram, de inicio, a influencia dos indígenas nativos, depois a da Igreja Católica e do Espiritismo Kardecista.

1 - Umbanda sob influencia esotérica : Predomínio de influencias orientais ligadas à numerologia, ao Karma, aos elementais (espíritos protetores da natureza em fase primaria de evolução), sinais riscados, etc.
2 - Umbanda sob influencia católica : Por causa da ação dos Jesuítas e padres católicos  a cada Orixá foi associado um santo da igreja, pois alguns santos possuíam qualidades de determinados Orixás. Foi também um modo de evitar conflitos com o clero. Nos cultos africanos não havia imagens dos Orixás. Devido à influencia católica surgem as imagens, os altares de : Oxalá como Jesus, Exu como o diabo, Yemanja como Nossa Senhora, Ogum como São Jorge, etc.
3 - Umbanda sob influencia espirita : Na linguagem e na pratica umbandistas vem aumentando o uso de termos específicos da Doutrina Espirita. Muitos já incluem os estudos dos livros de Kardec. A pratica mediúnica se utiliza rituais, imagens, altares, pontos riscados e cantados, danças, talismãs (objetos com suposto poder magico), amuletos (objetos com poder de afastar malefícios), oferendas, vestimentas, etc.

Espiritismo Kardecista :

                   Teve inicio em 1847, com os fenômenos ocorridos nos Estados Unidos, que tiveram repercussão em toda a Europa (mesas girantes), levando pesquisadores a fazer um trabalho sério a respeito e culminando com a publicação de " O Livro dos Espíritos " em Paris em 1857, o livro básico da doutrina, de autoria de Allan Kardec, a sua codificação.
                   Tem um aspecto cientifico (experimental), filosófico (observação) e religioso (moral). O enfoque principal é o autoconhecimento, a renovação interior, a evolução espiritual consciente . Procura libertar o homem do apego material e da ignorância, através dos estudos e das praticas dos princípios doutrinários, o ensino moral que Jesus nos deixou. 
                   Admite a existência de um principio espiritual, crê em Deus, na imortalidade da alma, na vida futura após a morte, na reencarnação, na comunicação com os espíritos (mediunidade), na evolução de todas as especies (ciclo evolutivo - passando a Terra a ser um mundo de expiações para um mundo de regeneração), na individualidade espiritual, no livre arbítrio e na lei do retorno.

• Princípios básicos:  

- Deus : Existência - não há efeito sem causa. Atributos - Imanente (presente em tudo) ; Onisciente (sabe tudo) e Onipresente (em todos os lugares).

- Evolução : Progresso continuo para todas as especies e mundos (cristal às plantas); principio embrionário nos animais; espirito individualizado do homem.


- Reencarnação : Corpos físicos cada vez mais aperfeiçoados para evoluir espiritualmente. Oportunidade. Reformulação interior, iluminação. Explica problemas que jamais entenderíamos. 

- Sobrevivência do Espírito : e da pré existência.

- Comunicação entre os dois mundos : Mediunidade de vários níveis e tipos, aprender, ensinar, ajudar, receber ajuda.

- Importância do Mundo Espiritual : e suas implicações no mundo físico.

- O homem como um todo : Constituição, evolução biológica e espiritual.

- Reformulação Interior : " Conhece-te a ti mesmo " .

Nenhum comentário:

Postar um comentário