Recado pra toda vida :

Recado pra toda vida :

Religião e Espiritualidade

  Torna-se importante a distinção feita entre religião e espiritualidade.
                  
                     Para que consigamos analisar com maior clareza sobre o presente tema, citaremos Leonardo Boff, teólogo, ex-sacerdote da religião Católica Apostólica Romana, que por ser um livre pensador, libertou-se dos dogmas inerentes a sua religião e foi buscar a sua verdade de Deus, no universo espiritual : " Julgo que a religião esteja relacionada com a tradição no direito à salvação pregada por qualquer tradição de fé, crença esta que tem como um de seus principais aspectos a aceitação de alguma forma de realidade metafísica ou dogmas religiosos, rituais, orações, e assim por diante. considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espirito humano, tais como amor e compaixão, paciência e tolerância  capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia, que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros. Ritual e oração, junto com as questões de nirvana e salvação, estão diretamente ligados à fé religiosa, mas essas qualidades interiores não precisam ter a mesma ligação.Não existe portanto nenhuma razão pela qual um individuo não possa desenvolve-las, até mesmo em alto grau, sem recorrer a qualquer sistema religioso ou metafísico ".
                 
                    O homem tem a necessidade de materializar suas crenças e as materializa através de rituais e objetos de adoração que agem como canalizadores de energia fazendo com que essas manifestações de fé criem um elo entre as forças espirituais e ele próprio, dando na maioria das vezes a ilusão de que estão se ligando a Deus.
                    A fé por si só, é uma grande força de ação que impulsiona o homem em direção aquilo que ele busca, permitindo que suas necessidades sejam atendidas uma vez que consegue entrar com isso em sintonia com a grande força motriz que permeia o universo, fazendo com que as coisas aconteçam. Ou seja, a fé por si só não é sinal de salvação, antes, é sinal de vontade. O homem espiritualizado é aquele que usa a sua força de vontade, sua fé, no sentido de domar sua própria  natureza para que livre das amarras que o prende às suas tendências negativas possa evoluir para enfim alçar vôo em direção ao Pai.
                    De uma pessoa que pratica sua religião, obedecendo as tradições pode-se dizer que seja uma pessoa religiosa. Mas , se essa religião não produzir, nesse individuo uma transformação interior, não é espiritualidade.
                   Todas as religiões tem como base o bem e o mal. Para algumas, existe a concepção do demônio, diabo ou Lúcifer, como o eterno inimigo de Deus. No Antigo Testamento, temos a rebelião dos Anjos liderada por esse Arcanjo, que de tão belo e perfeito, quis ser melhor que o seu criador. A Soberba e o Orgulho foram responsáveis pela queda dos Anjos precipitando-os para sempre no inferno, lugar para onde irão todos aqueles que cometem pecado mortal.
                   Segundo os ensinamentos ministrados pela Igreja Católica e todas as suas dissidentes, essa corte angelical é responsável por fazer com que os homens errem induzindo-os ao caminho para o inferno.
Lúcifer, esse arcanjo, foi a mais bela e perfeita criação de Deus e tornou-se soberbo querendo ser melhor que o seu Criador.
                     Se Deus é perfeito, e sabemos que é (basta observar a Natureza), como poderia criar um ser, dito perfeito e que se tornou soberbo a tal ponto? Se fosse perfeito seria soberbo, orgulhoso, pretensioso ? ...
                     Não é mais lógico aceitar-se que Lúcifer é o portador da Luz do conhecimento ? É através do conhecimento adquirido nas experiencias reencarnatórias que o homem cresce. 
                     Não devemos usar em vão o nome de Deus. Não se deve usar o Seu nome para fins materiais e comerciais, temos que dar a Ele, nossos esforços no caminho do crescimento interior. temos que dar a César o que apenas é de César e a Deus o que é de Deus , como nos ensinou sabiamente o mestre Jesus Cristo. 
                     De tempos em tempos, deus envia aos homens espíritos esclarecidos, os Avatares que vêm com a missão de mudar a consciência de uma era. São Senhores de sabedoria que chegam em épocas nas quais torna-se necessário ao Homem receber novas propostas que indicam novos caminhos.
                     Na nossa religião, em contato com as Entidades Espirituais através da mediunidade temos a oportunidade de aprendermos a trilhar o caminho do crescimento, pois nos ensinam como conseguir o desenvolvimento espiritual, a partir  de nós mesmos, quando aprendendo a dominar a nossa natureza, conseguimos o melhor para nós e para todos aqueles que fazem parte de nosso convívio.    

                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário