Recado pra toda vida :

Recado pra toda vida :

Perguntas e Respostas ao Blog

                                           Olá queridos leitores !!!
Hoje venho fazer uma postagem de algumas perguntas enviadas ao blog. Com o tempo, as perguntas se tornaram cada vez mais frequentes, e as vezes, muito parecidas.
Então, resolvi reuni-las para que você leitor tenha mais facilidade em sanar algumas duvidas.
Mas isso não significa que vocês não devem escrever ao blog! Não pessoal !!! Muito pelo contrário, a função do blog é reunir cada vez mais informações para que os espiritas em geral possam se ajudar e entender sempre mais esse caminho complexo.

(as perguntas e respostas estão no formato original, sem alterações)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

sim, mas eu quero saber uma coisa, se esses espíritos não são do mal, porque as vezes são agressivos? e de onde eles vem, onde ficam, porque não reencarnaram, porque ajudam as pessoas e o mais importante quem eram antes de morrer?...

Resposta :
                            Olá Henrique, seja bem vindo ao blog :D
Quando você pergunta sobre espíritos agressivos, está falando especificamente de alguma falange por exemplo, ou em geral ? (não entendi ao certo essa pergunta).
Bom, nós espiritas acreditamos em um plano Superior onde ficam os espíritos socorristas, assim como onde ficam os desencarnados. Consideramos os espíritos que atuam na Umbanda (e também no Kardecismo) como espíritos evoluídos, com isso quero dizer, são seres que muitas vezes já encarnaram na Terra, e hoje carregam enorme conhecimento sobre diversos assuntos (principalmente espirituais), e com a permissão de chefes do mundo espiritual (no plano Superior há hierarquia para organização), agora atuam dando proteção as pessoas que foram escolhidas para ficar sob sua responsabilidade e também com o atendimento mediúnico através da incorporação (quando o médium tem isso como missão e/ou procura evolução espiritual).
Há casos de espíritos que escolheram não mais reencarnar, mas isso só acontece quando o mesmo já passou por muitos e muitos sofrimentos na Terra e aprendeu realmente o que tinha que aprender, portanto, esse espirito, mesmo ainda precisando evoluir, escolhe fazer isso por meio de trabalho espiritual com médiuns da Terra.
As perguntas que você fez são muito validas, pois todos os que se interessam pelo mundo espiritual tem exatamente essas indagações em mente. Só que são curiosidades que no máximo você poderá encontrar certas explicações em livros ou com os próprios espíritos. Mas dificilmente dirão tudo, porque acredita-se que a humanidade ainda não está totalmente preparada para saber toda a realidade do plano espiritual, por mais que hoje tenhamos um contado bem mais amplo com os espíritos através de religiões como a Umbanda e o Kardecismo.
Mas pode ter certeza, Deus não nos enviou ao mundo sozinhos, todos nós (acreditando ou não) temos os protetores que merecemos.
Muito obrigada pela participação no blog !
E desculpe se deixei de responder algo, mas não hesite em perguntar mais vezes, porque dentro do que eu souber e tiver capacidade de esclarecer, ficarei muito feliz em ajudar.
Axé !!!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa noite!
Achei o blog e estou adorando ler tudo! Adoro esses assuntos. Sou umbandista e queria parabeniza-la pelo blog e pelos seus esclarecimentos!! Minha erê ou eréia, como ouço dizer por aí, se chama Rosinha da Cachoeira e queria saber se vc sabe algo sobre ela ou se tem ou ja viu imagem ou fotos dela.
Muito obrigada, bju e mto AXÉ!!

Resposta :
                      Olá Tatiane ! Muito, muito e muito obrigado pelo carinho com o blog ! Não sabe o quanto fico feliz por saber que estou ajudando de alguma forma as pessoas :)
Vamos lá...
Pode ser dito tanto Erê quanto Eréia para as crianças meninas. Eréia faz mais parte da mistura aportuguesada que aconteceu com as religiões Afro ao introduzirem-se no Brasil.
A questão ter estátuas ou imagens de alguma entidade é muito relativo (repare que eu nem escrevi nome de nenhum Erê como legenda das fotos da postagem), porque as estátuas são meramente ilustrações que nós, seres humanos, ainda precisamos ter pra estar mais ligado a algum ser espiritual. Já as imagens ( ao menos que sejam pinturas de médiuns de visão), também serão praticamente fruto de nossa imaginação. Digo isso porque, primeiramente não podemos generalizar uma falange, por exemplo : Digamos que um médium de visão visse o Erê Doum, e dissesse que ele é negro, magrinho e tem cabelos cacheados castanhos. Isso não quer dizer que todos os Erês que se apresentam como Doum, tem exatamente essas características.
Portanto, a questão da imagem da sua Eréia é algo extremamente particular a você. Eu não posso simplesmente pegar a foto de uma criança em uma cachoeira e te afirmar que é a representação da Rosinha, entende? O único jeito mesmo, seria se ela resolvesse se mostrar pra você, seja em sonho ou materializada. Se você tem muito o desejo de vê-la, pode conversar constantemente com ela pedindo para que apareça em seus sonhos. Com certeza, se ela tiver permissão, não vai exitar em deixar que você a veja :D
Bem... confesso que não sei muita coisa sobre a Rosinha da Cachoeira, mas o que me parece é que pode ter alguma ligação com os Orixás da Aguá (Oxúm, Iemanjá...), por trazer em seu nome uma paisagem (cachoeira) que normalmente associamos a Oxum...
Mas não necessariamente quer dizer que sejam seus Orixás de cabeça, porque assim como nos signos, nós também temos Orixás ascendentes (ou até mesmo herdamos alguns de nossos antepassados) e então, nada impede que ela use um nome ligado a eles.
Espero que eu tenha te ajudado Tatiane,
e mais uma fez, obrigada pelo carinho com o blog :)
Bjs e muuuuuuuito Axé !!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pergunta :  Anônimo18 de setembro de 2013 10:14

boa tardeamei esse blog!gostaria de fazer uma pergunta...então!faz anos q trabalho com uma ere linda alegre e consequentement conquista todo mundo com sua alegria..só q nunca dizia o nome dela e esse dias tive um sonho meio estranho q ela dia ----não me chame mais só de ere eu sou glorinha!fiquei em dúvidas!podem me responder se eu sendo de oxum posso ter uma ere com o nome (GLÓRINHA)sou da umbanda!obrigada!muita paz

Resposta :
                            Olá !
Primeiramente, muito obrigada pelo elogio ao blog ! Fico muito feliz quando vejo que meu esforço não está sendo em vão, e por poder levar o poder da espiritualidade a tanta gente :)
Bem... se já faz um bom tempo que você trabalha com ela, então é bem provável ela ter realmente aparecido em seus sonhos para te dizer seu nome (é muito comum as entidades aparecerem nos sonhos dos médiuns para dar recados, principalmente quando não querem a participação de mais ninguém nisso). Portanto, lembre-se de que ela deu essa informação a você, então quando estiver no seu centro, evite contar isso para as pessoas, pois se for da vontade dela permitir que saibam seu nome, pode ter certeza que ela própria irá dizer.
Quanto a questão de você ser de Oxúm... Tem uma frase que sempre uso: "A espiritualidade não é como receita de bolo" , o que quero dizer é, eles podem se apresentar da forma que quiserem, nada é sempre igual. Os nomes que eles usam com a gente não são seus nomes de verdade, são como subtítulos para maior organização das falanges. É possível que Glorinha seja um dos nomes usados por uma falange regida por Oxum + algum outro Orixá (no caso, masculino).
Mas nada disso realmente importa (de acordo com eles próprios). O que importa é que ela seja sempre um ser de muita luz e que possa ajudar muita gente através de você.
Obrigada, fique na paz de Oxalá !
Axé !!!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você sabe os nomes dos erês que vem pela linha de iansã?

Resposta : 
                           Olá Gisele,
Bem.. É muito difícil sabermos quais são os nomes de todas as falanges pertencentes a orbita de algum Orixá especificamente. Na espiritualidade tudo é muito mutável, portanto, seria um grande erro meu te passar uma listinha com as possibilidades de nomes de entidades que vem na linha de tal Orixá.
O único momento que é mais fácil de fazer SUPOSIÇÕES é quando a entidade trás em seu nome elementos que remetem a algum Orixá, como por exemplo : Ritinha da Cachoeira -> podemos remeter a Oxum, ou, Flechinha -> podemos remeter a Oxóssi, e por ai vai...
Porém, mesmo assim, os únicos que podem confirmar tudo e qualquer coisa, são as entidades.

Obrigada pela visita ao blog, volte sempre :)
Axé !!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pergunta :  Anônimo27 de setembro de 2013 23:29

Oi meu nome é Renata Marques , precisava saber sobre minha ere , o nome delaé Rosinha Branca, tudo dela tem que ser branco nao bebe guaraná so agua e usa ALHOS, nao sei a que linha ela pertence , sera que voce pode me esclarecer alguma coisa ... fico no aguardo amiga

Resposta :
                             Olá Renata,
Para desvendar o significado do nome das entidades, devemos analisar tudo, por exemplo, pelo o que você descreveu sobre ela logo 'de cara' podemos remeter ao Orixá Oxalá (ou suas subdivisões, como Oxalufã e Oxaguiã) porque a cor branca é a única cor deste Orixá.
Mas também podemos analisar o nome dela no sentido literal, por exemplo, na Umbanda o banho de rosa branca serve pra limpeza e principalmente para purificação, e os elementos deste banho estão ligados a Yemanjá (água contida no banho) e a Oxalá (rosa branca).
Portanto, se seu Orixá de coroa for Oxalá (ou algum pertencentes a esse grupo), essa seria a explicação por ela usar a palavra 'Branca' no nome e por somente consumir elementos da cor branca.
Mas vale lembrar que também temos Orixás ascendentes (igual aos signos), então Oxalá tanto pode ser o Orixá principal quanto pode ser ascendente, e com isso, nada impede sua Erê de estar ligada aos seus elementos.
Obs: Lembrando que é muito importante termos a confirmação desse tipo de informação somente com entidades de nossa confiança, o que eu faço são suposições de acordo com conhecimentos simples. Mas só eles podem realmente tirar nossas duvidas e nos esclarecer cada vez mais.

Dica: Tente entrar cada mais em contato com ela, para que ela própria te passe mais informações. Reze sempre chamando por ela, peça que apareça em seus sonhos e que ...(faz seus pedidos). Tenha certeza de que se for o momento certo e ela tiver permissão, não hesitará em se revelar pra você.

Obrigada pela visita ao blog Renata ! Volte sempre :)
Muito Axé !!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Pergunta : Anônimo3 de outubro de 2013 09:49

Ola, primeiramente quero elogiar o blog... Nao sou de nenhuma religiao, acredito em Deus. mas durante minha vida ja feequentei diversas religioes. E debo confessar que acho mt interessante os assuntos que envolvem espiritualidade. Tenho mtas duvidas, curiosidades e interesses. Gostaria de saber se ha uma diferenca mt grande entre umbanda e candomble?
E gosto mt dos eres, sao mts divertidos... Inclusive essa semana fui a uma festa e foi bem legal. Um deles me entregou um presente aquela parte do casco da banana onde as bananas ficam presas. Ele disse q eu sei pra que que é. Geralmente pra q seria?

Resposta
                            Olá ! Muito obrigado pelo elogio ao blog :)
Eu te entendo perfeitamente, pois também sou assim, gosto de estudar sobre todas as religiões, acho que todas tem coisas boas pra nos ensinar e devemos aproveitar isso. E pra eu chegar a escolher o lado espiritual como doutrina religiosa, primeiro frequentei, pesquisei de tudo um pouco, e peguei gosto por isso, e assim, hoje em dia quando perguntam minha religião eu digo: "- Pratico a Umbanda mas não me restrinjo a ela, sou de tudo um pouco que faça o bem".

Respondendo sua primeira pergunta: (de forma resumida) A maior diferença entre a Umbanda e o Candomblé é que, o Candomblé utiliza somente as forças/energias da natureza, que são representadas em cada Orixá, e assim, quando querem, por exemplo, uma cura de uma doença, são feitos trabalhos com comidas que serão ofertadas aos Orixás relacionados a cura. E na Umbanda, trabalha-se com guias/mentores espirituais, assim como no Kardecismo, mas a diferença entre esses, é que na Umbanda eles se apresentam das mais variáveis formas, e somente os espíritos chamados Exús podem combater forças malignas muito densas, pois eles tem a permissão e capacidade pra "ir" até as zonas mais densas/negativas do universo para desfazer feitiçarias e quaisquer tipos de maldades. Já no Kardecismo, os espíritos não fazem esse tipo de trabalho, sendo então, mais voltados para passes de limpeza e equilíbrio espiritual (através de chakras e áurea).
E voltando ao Candomblé, nele também encontra-se meios de desfazer trabalhos do mal pois, o Candomblé é pura manipulação de energias, e se o Pai ou Mãe de Santo tiver realmente todos os conhecimentos necessários, poderá "trabalhar em cima" das energias negativas e assim, "quebra-las".

Respondendo a segunda pergunta... Confesso que não conheço nada sobre esse pedacinho da banana. O ideal seria que, se você tivesse oportunidade de ver esse Erê novamente, e lhe perguntasse o que deve fazer. Se isso não for possível, faça um pratinho de doces e coloque esse pedacinho da banana no pratinho, ponha o pratinho com um copo de guaraná ao lado em um jardim bem bonito, e ofereça ao Erê que lhe deu a casca, faça uma oração (Pai Nosso, Ave Maria...) e peça proteção de São Cosme e Damião e da falange de Erês de luz.
Mas dê preferência em falar novamente com o Erê.

Obrigado pela participação no blog, espero ter ajudado :)
Axé !!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom dia ... meu nome é bianca, tenho 25 anos, e estou começando a me conhecer agora na umbanda.
recebi pela primeira vez uma ere, ai nda esttou mto confusa, porq eu sei tudo oq eu disse na hora, e ela falou o nome dela, disse se chamar dora, mas ela nao quiz brinquedo, disse que nao gosta, e nao ggosta de brincar...
é possivel isso?

Resposta :
                              Olá Bianca,
Bem... Nos últimos tempos tem sido cada vez mais comum a existência de médiuns que lembram-se de tudo que ocorreu no período da incorporação, são chamados de médiuns conscientes. E sobre a Erê, vale lembrar que no mundo espiritual nada é igualzinho para todos, existem milhões de espiritos de luz e cada um tem suas características próprias. Com o passar do tempo você vai se familiarizando com suas entidades, vai aprendendo do que gostam, o que fazem, e por ai vai...
Não se desespere e nem pense que é algo anormal. Deixe que com o tempo eles te mostrem o porque de cada coisa, e lembre-se de sempre agradecer a proteção dos Seres de Luz.
Fique na paz de Oxalá !
Axé !!!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pergunta : Anônimo17 de dezembro de 2013 07:08

Ola boa tarde.Adorei as matérias. Parabéns.Gostaria de saber se tem erê com algum tipo de ligação com o mar?Desde já obrigado.

Resposta :
                             Olá, obrigada :)
Bem... sim, aliais, qualquer tipo de entidade pode ter ligação com algum elemento da natureza. Tudo depende de saber sob qual linha de Orixá trabalha a entidade. Por exemplo: uma pessoa que é regido por Iemanjá certamente terá algumas entidades que também são regidas por Iemanjá. Ou seja, terão ligação com o elemento água (no caso, o mar).
Axé !!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Pergunta : Anônimo10 de janeiro de 2014 02:30

Quero desde já parabenizar você pelo blog!

Olá me chamo Ivan!

menos de 2 anos estou em um centro de umbanda em desenvolvimento mediúnico, E alguns dos meus guias já deram seu nome e outros não. Eu sinto muito a presença deles e ate já cheguei a incorporar em casa, isso me deixa muito preocupado por que no centro onde faço parte da correte espiritual do terreiro o guia chefe fala que não e permitido esse tipo de comportamento dos médiuns. Não entendo ate por que quando acontece isso sou pego de surpresa Eu queria saber se tem como evitar essas incorporações em casa? e por que que eu sou tão sensível a presença dos guias?
Gostaria que você desse sua opinião a respeito dessas incorporações em casa.

Obrigado.

Resposta :
                           Olá Ivan ! Muito obrigada pelo elogio :)
Bem... quero começar falando sobre as incorporações em casa. Não fique preocupado por que isso acontece, saiba que faz parte da ética dos chefes de terreiro darem esse alerta, primeiro porque existem pessoas que não tratam a mediunidade com a seriedade que se deve, e segundo porque existem espíritos sem luz (os chamados Eguns pelos umbandistas) que estão sempre a volta de qualquer ser humano. Mas o risco se deve ao fato de que, quando estamos em um ambiente espiritual (terreiro, centros) temos a nossa volta pessoas capazes de nos ajudar se houver manifestações desses espíritos, sendo que em casa é mais complicado resolver uma situação destas estando sozinho por exemplo. Por isso os chefes de terreiro se preocupam em instruir os médiuns a tentarem desviar essas vibrações quando estão em casa, mas tem chefes que o fazem da maneira errada, simplesmente pondo medo nos seus médiuns.
Quero te dizer que não ache errado quando você incorpora em casa! Porque primeiro de tudo, temos que ter em mente que a espiritualidade não é idiota. Eles jamais iriam se manifestar se não houvesse necessidade entende? Posso até te contar um exemplo pessoal (resumidamente)... eu morava a um tempo atrás em uma casa, mas por mais que tentássemos deixa-la com boas vibrações (com defumadores e incensos), ela sempre parecia estar em desequilíbrio, e com isso, as entidades da minha mãe tinham uma época que vinha quase que todos os dias. Até que um dia nos mudamos para um apartamento... então as entidades vieram para fazer uma limpeza e disseram que: "Agora nossas visitas serão raras, porque na outra casa precisava de uma limpeza constante, mas aqui (no apartamento) não vão precisar, porque é um lugar de boas energias. Só viremos em casos de grande necessidade agora".
Ou seja, na outra casa havia algo de errado, e por isso eles sempre vinham, também de surpresa.
Acredite no seu povo, se isso está constante, tente conversar com eles para entender o por quê, seja por intuição ou por meio de outra entidade que possa te contar. Mas jamais fique bravo com eles só porque alguém te disse que é errado!! Procure sempre entender as coisas primeiro, depois tire suas conclusões ta bem?
As dicas que posso te dar para que as coisas aconteçam de modo mais seguro é: Acenda sempre sua vela do Anjo da Guarda, evite incorporar depois da meia noite (converse mentalmente com os guias se sentir a presença deles, beba água e evite ficar em pé até que passe as vibrações), principalmente se sentir que não são boas vibrações (reze para afastar os maus espíritos, peça luz e caminho para eles)
E sobre a sensibilidade... bem, a maioria dos médiuns que tem uma mediunidade avançada, sempre tem facilidade de perceber as coisas, assim como presenças. Mas também pode acontecer por simplesmente eles quererem te dizer que estão ao seu lado. Essa sensibilidade é completamente normal, e só vai aumentar com o tempo de trabalho espiritual.
Espero ter ajudado :D
Fique na paz de Oxalá, e muito Axé !!!

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pergunta : Anônimo22 de junho de 2013 09:26

imagens de preto velho podem ficar numa casinha no quintal limpinha ou tem que ficar dentro de casa?É que fiz uma casinha e gostaria de colocar uma imagem de pai joaquim de angola.

obrigado.muito axe!!!!

Resposta :
                        Olá, normalmente, o único tipo de assentamento (ou casinha)que não é recomendável ter dentro de casa são as de Exú, eles como guardiões devem ficar no quintal, de preferência perto do portão. Mas as imagens de Pretos Velhos podem ficar tanto na casa como no quintal, inclusive, tem pessoas que fazem um mini altar na cozinha onde já preparam sempre o café para por no altar.
Mas lembre-se, só faça altares em sua casa ou de Santos (esses podem ser o de sua devoção), ou das suas entidades e orixás. Procure não fazer altares ou casinhas de entidades especificas que não sejam as suas.
Se você gosta muito de uma entidade ou recebeu muitas graças através dela, com uma boa oração de agradecimento já vai estar mais que homenageada :D
Obrigado pela visita ao blog !!! Axé !

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pergunta : Anônimo2 de julho de 2013 10:15

Como saber que preta velha recebo? só recebi minha preta velha 2 vezes e tenho muita curiosidade de saber quem é ela.. se puder me ajudar pelas caracteristicas que ela chega agradeço... Sou filha de Iemanja mas as vezes recebo Oxum

Resposta :
                        Olá, posso ser sincera ? Não fique ansiosa pra descobrir quem é. Fique calma porque, primeiro de tudo, se ela começou a se manifestar é porque tem a necessidade de trabalhar com você, então deixe que ela se apresente, é sempre melhor.
Ou tente descobrir através de alguma entidade de confiança que você conheça. Mas pode ser que eles não te digam em respeito a sua entidade que quer se apresentar sozinha.
Tentar adivinhar o nome pela forma como vem ou pelos Orixás do médium não é a forma mais segura, pois na espiritualidade não existem receitas de bolo.
E não te aconselho a ir em milhares de jogos de búzios para descobrir seus nomes, pois você pode acabar gastando muito dinheiro pra no final cada um dizer uma coisa.
Fique tranquila, o primeiro passo importante para maior contato com eles você já deu, agora é só ter a paciência dos Pretos Velhos e tenha certeza que eles mesmos te dirão.
Obrigado pela visita ao blog :), Axé !!!

Pergunta :  Anônimo15 de julho de 2013 17:48
Na ultima sessão ela riscou o ponto dele, não sei se está completo.O risco dela foi um triangulo dentro do triangulo um sol e uma cruz, de um lado uma vela e do outro uma estrela... Mas pelo que eu pesquisei não achei nenhum risco de preto velho com essas caracteristicas, eu imaginava que fosse a vovó joana, mas não tenho certeza pesquisei muito sobre essa preta velha também e não achei o risco dela nem nada parecido que eu posso compara com a minha preta velha. Espero que possa me ajudar Obrigado axé pra todos nós


Alem da vibração dela ser muito forte, treme todo o corpo segundos antes de chegar...e se abaixar

Resposta : 
                      Olá, bem... Primeiro de tudo, evite contar tudo o que acontece ou fazem seus guias espirituais. É importe que saiba que, muitas vezes várias entidades usam um nome qualquer (só pra não dizer o seu verdadeiro) porque sabem que existem pessoas que fazem algum tipo de maldade ao médium e a seu trabalho espiritual quando tem o nome verdadeiro de seus guias espirituais.
Mas voltando ao que você estava falando... É muito difícil descobrir o nome de alguma entidade por meio dessas características, eu digo difícil porque, suposições até podem ser feitas, mas não há garantia de acerto. E imagina que chato você achar que o nome dela é tal, e ficar sempre chamando ela por essa tal nome, e no fim das contas, quando ela achar que é o momento certo de se apresentar, o nome ser outro.
Quer um conselho ? Não fique preocupada em querer descobrir seus nomes, se preocupe sempre em sim, fazer um bom trabalho espiritual e ajudar o próximo.
Esse tipo de coisa se descobre com o tempo, e quanto mais ansiosos ficamos com coisas que pra eles são consideradas "besteiras", mais eles vão testar nossa maturidade e paciência, podendo assim, acabar demorando mais ainda a se revelarem para nós.
A sua curiosidade é completamente normal, todos nós ficamos, mas é importante que a gente tente agir de acordo com os ensinamentos que arduamente eles tentam nos transmitir.
Fique com a Paz de Oxalá ! Axé !!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pergunta : Anônimo22 de agosto de 2013 22:26

Ola!! Quero parabenizar o blog pois elucida, ajuda e compartilha conhecimento p novos mediuns como eu. Bom vou no centro a 5meses e desde la recebo 2.. o primeiro sente mt dor nas costas e caminha com dificuldade e fica parece q querendo uma bengala pela posiçao das maos mas nao fala as vezed enrruga o rosto. E no canto de yemanja recebo uma sereia q dança mt.. pq recebo os dois? E sera q o primeiro e preto velho. Em uma das incorporaçoes me veio na cabeça preto velho pai joao de angola.. sera ele me avisando ou fruto d minha ansiedade.. me ajude.. muito axe!!!

Resposta : 
                            Olá, seja bem vindo ao blog !
Pelas descrições feitas, sim , pode ser que seja um Preto Velho, principalmente se a incorporação acontece enquanto toca pontos de Preto Velho. Se você começou a incorporar a pouco tempo (sei que você disse que vai a 5 meses, mas digo isso porque tem pessoas que incorporam, em casa por exemplo, mesmo tendo pouquíssimo contato com centros) é perfeitamente normal que nesse começo eles não digam nada, e venham somente para te "limpar". E sobre a parte de Iemanjá, repare se quando você sente as vibrações e incorpora, estão tocando pontos em iorubá somente para o Orixá, ou se é uma gira de caboclos e nas musicas tem letras relacionadas a Iemanjá, por exemplo.
Porque se for em iorubá (cantando especificamente para Iemanjá), significa que você incorpora a energia do Orixá Iemanjá, mas se for letras que falam de Iemanjá mas em giras de entidades da Umbanda, pode significar, usando o exemplo da gira de caboclos, que você incorpora um(a) caboclo(a) que é da linha de Iemanjá.
Mas tudo isso acaba se tornando mais complexo porque, só com muito tempo de trabalho espiritual a mediunidade da pessoa fica "organizada", por exemplo, numa gira de Orixá um médium iniciante pode acabar incorporando diversos Orixás, enquanto os médiuns com mais tempo de experiência, sente certinho as vibrações somente dos seus Orixás de cabeça (ou seja, o Orixá masculino e o feminino que o regem).
E tome cuidado sim, evite ficar ansioso para saber os nomes dos guias espirituais que você tem, espere que os próprios te digam para não ter erro. Sei que a gente não faz por mal, a curiosidade é que grande, mas com isso temos que lembrar que a mente humana é cheia de armadilhas e ficar idealizando algo pode acabar nos prejudicando.
Muito obrigado pelo carinho com o blog, espero que eu tenha te ajudado :D
e continue sempre em busca de conhecimentos.
Fique com a paz de Oxalá ! Axé !!!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pergunta : Anônimo28 de junho de 2013 12:16

alguem ai ja viu em algum terreiro um caboclo fecheiro q nao tem um pé? ele anda mancando!!!

Resposta :
                        Olá ! É possível existir sim, pois quando dizemos Caboclo Flecheiro, estamos falando de uma falange enorme e não somente de uma entidade ou um espírito. Portanto, dentro dessa grande falange pode sim existir um falangeiro de Caboclo Flecheiro que ande mancando ou que por algum motivo não tenha uma perna...
Obrigada pela visita ao blog ! Axé !!!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Gostei ,é importante não somente ler ,mas praticar os ensinamentos .Depois algumas pessoas acham que Umbandista não estuda , não sabe nada ,aí é que se enganam . Mairi de Macêdo Oliveira .

Resposta :

                       Com certeza Mairi... Muitas pessoas fazem um juízo errado sobre os Umbandistas, ao contrario do que pensam, nós somos os que mais estudam, pois para entender de verdade todos os fundamentos, devemos aprender de Kardec à Candomblé. Mas essa realidade já está mudando, hoje podemos encontrar facilmente muitos livros e lugares de estudo sobre a Umbanda, inclusive muitos blogs como esse. Então aos pouquinhos e devagarinho como nossos queridos Pretos Velhos, vamos ganhando o devido espaço e respeito.
Bjsss e muito Axé !

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Oi, tudo bom Ingrid?me chamo Jorge, e uma certa vez no decorrer de um sonho apareceram 2 erês pra mim, a eréia estava com um vestido coral e o erê todo de azul, ambos estavam sorrindo pra mim você sabe de qual erês eu estou falando?Sou filho de Ogum e meu signo é peixes se isso for ajudar, muito obrigado e parabéns pelo blog.




  1. Resposta : 
    Olá :)
    Bem, é muito difícil saber o nome dos Erês assim. Primeiro por que existem váaaarios espíritos, e na espiritualidade não existem regras aplicadas igualmente pra todos, o que é uma coisa pra você pode ser totalmente diferente para outra pessoa.
    E só por que apareceram no seu sonho, não significa exatamente que são seus guias espirituais. As vezes pode ser de uma outra pessoa que você foi atendido, e por algum motivo resolveram aparecer pra você :)
    Entenda que na espiritualidade tudo é muito relativo e extremamente pessoal. As coisas que são aplicadas de uma forma geral, eu explico aqui no blog, porém poder falar especificamente de cada entidade seria muita audácia minha entende?
    Espero ter ajudado, seja sempre bem vindo ao blog.
    Muito Axé !!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------


Olá adorei a pagina .Parabens. Eu tenho uma Mariazinha que não diz da onde é, ela só vem chorando, é muito na dela, não conserva mtt e logo vai embora quando os outros eres implicam com ela. Eu sou de Oxum e achava q ela era Mariazinha da cachoeira mas uma vez teve uma sessão na praia e minha Mariazinha quis catar 5 conchinhas! Aii fiquei confusa!

Resposta : 31 de julho de 2015 18:40
  1. Olá Rhayanny :)
    Primeiro de tudo devemos entender que no mundo da espiritualidade não existem "regras", e cada coisa é de um jeito pra cada pessoa. Tudo pode ser relativo. Por isso a experiência espiritual é muito particular e única de cada um.
    O que quero dizer com isso é, sua Erê pode ser da cachoeira e na gira que teve na praia ter catado as conchinhas, não nada de mal nisso entende?
    O mais importante é sempre querermos evoluir e tratar a mediunidade com seriedade, sempre visando ajudar o próximo através dos nossos mentores espirituais.
    Nomes, o que veste, o que come, o que usa, etc, são coisas que aprendemos com o tempo d e trabalho. Mas estão longe de serem as coisas mais importantes dentro da vida de um médium.
    Espero ter ajudado, seja sempre bem vinda ao blog.
    Muito Axé !!

    link para tirar mais dúvidas : http://espiritualizandoja.blogspot.com.br/2014/01/perguntas-e-respostas-ao-blog.html
  2. -------------------------------------------------------------------------------------------------

11 comentários:

  1. Boa tarde. Sou filha de oxum e tenho uma duvida c relação ao sincretismo, em alguns blogs li que Oxum, seria na religiao catolica, Nossa Senhora Aparecida, aqui vi que seria Nossa Senhora da Conceição e ainda em um outro Nossa Senhora das Candeias. Existe um certo ou errado, depende de algum fator???? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Luana, seja bem vinda ao blog :)
    De fato há esse tipo de confusão na hora de relacionar os Orixás aos santos católicos...
    Cada lugar pode associar a um santo diferente, por que a realidade é que, essa era uma prática que os escravos negros no Brasil, usavam para disfarçar o culto aos Orixás. Portanto no fundo, essa associação não tem realmente algum valor :/ pois era algo inventado .
    É só mais um jeito de personificarmos a essência de cada Orixá...
    Porém, EU, costumo ver mais associarem N.S da Conceição a Oxúm, e N.S das Candeias (ou Dos navegantes) a Iemanjá. Mas não quer dizer que eu seja a certa, isso tudo é muito relativo... não é o tipo de coisa que deva nos gerar grande preocupação...
    Obrigado pela participação no blog!
    Muito Axé !!!

    ResponderExcluir
  3. Ola gostaria de saber se é possível um ere manifestar na pessoa sem ele ser acentado mas para dar algum recado ou pra pedir pra acentar ele

    ResponderExcluir
  4. boa noite gostaria de fazer uma pergunta, hoje recebi a visita de minha sogra e ela me disse que viu uma preta velha na minha casa nos olhando, podem por favor me explicar,o porque eles nos visitam?

    ResponderExcluir
  5. boa noite gostaria de fazer uma pergunta, hoje recebi a visita de minha sogra e ela me disse que viu uma preta velha na minha casa nos olhando, podem por favor me explicar,o porque eles nos visitam?

    ResponderExcluir
  6. Existe exu guardião da nossa casa? Se sim é que fiz uma casinha p ele na minha lavanderia e lá firmo velas ou bebida faço as preces p todos em minha casa,só que agora to trabalhando minha mediunidade e preciso firmar vela p meu exu será q tenho q ter duas casinhas?

    ResponderExcluir
  7. Olá Ingrid!Parabéns pelo blog. É sempre mto bom termos onde tirar nossas dúvidas. Bom,eu sou da umbanda e gostaria de saber um pouco sobre o erê Espadinha. As preferências de comidas, cor, e um pouco da vida dele. Caso possa me esclarecer um pouco serei mto grata. Axé

    ResponderExcluir
  8. Olá,meu nome é Josiane,gostaria de fazer uma pergunta,meu pai e meu irmão eram médium,e eu sempre vi um menininho negrinho e gordinho chorando,ele sempre me estendia a mão pra mim pegar,as pessoas sempre me falaram que era coisa ruim.vejo sempre a sombra de meu falecido pai,e sempre que a vejo,é sinal de algo ruim,quando eu morava no Maranhão,visitei uma casa que a mulher me falou que eu era médium e que eu deveria desenvolver minha mediunidade,é possível isso?ou não preciso fazer nada?

    ResponderExcluir
  9. Olá !! Sempre fui no kardec mas a vida é surpreendente e as vzs chega a hora d partir pra novos conhecimentos . A espiritualidade é vasta e intrigante rs c/ todo respeito !! Fui no Candomble .. orientação d uma amiga e lá fiquei sabendo q uma Cigana d nome Jacira me acompanha ou é minha Cigana .. ñ sei se são formas distintas . Goataria d saber resumidamente um pouco mais sobre ela ou se existe algum livro q fle dela d um modo mais amplo . Brgdo por enquanto .. steja na paz d Deus e d Jesus . Assim Seja

    ResponderExcluir
  10. Quero saber qual entidade usa cachimbo preto com dois chifrinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi gostaria de saber se existe uma Cosme com o nome de Joaquina

    ResponderExcluir